Tuesday, October 28, 2008

Há vida nova na Varanda!

pois é, os bolbos que andei por aí a espalhar ao deus-de-ará já dão fortes sinais de vida! embora tema que sejam um pouco extemporâneos [ainda só estão à +- um mês na terra] não posso deixar de sentir uma certa emoção antecipada, pois foi a primeira vez que plantei tantos diferentes e por todos os cantos e cantinhos!
é claro que o caos vai ser total, nem sequer pensei em composições ou arranjos [só os das taças tiveram direito a este tipo de luxo...], quanto mais em aromas
que nem sequer conheço bem]
e as raças? os que vieram em pacotinhos tiveram sorte, porque eu guardei as etiquetas;
agora os outros, comprados avulso
valha-me deus parece que já foi à tanto tempo]
vão permanecer incógnitos até darem flor, e mesmo então não estão a salvo...
já imaginaram ter tantos vizinhos tão coloridos?
é preciso mesmo imaginação, muita de preferência]


estes foram os primeiros a nascer, acho que são ranúnculos, mas parece-me tão diferentes nas folhas de uns que tenho ao lado...

estes deram-me que pensar [e por aí se vê a minha total inexperiência], foram os segundos a nascer aqui e ali, até nesta taça com túlipas que ainda não disseram nada [nunca consegui manter nenhuma viva por estas bandas]. primeiro pensei em crocus, mas depois vi que eram mais parecidos com hyacinthus, e agora já acho que são muscari! é estranho porque pensei que só tinha comprado uns 6 bolbos, mas vejo destes rebentos em maior quantidade aqui em casa. hummmmm....mistério...



estes lírios nunca param na realidade: há sempre novos rebentos a nascer porque eu deixei-os ficar no mesmo vaso, sem mexer nos bolbos.


só acrescentei, quando me fui lembrando, alguns pequeninos que foram nascendo noutros vasos.


grande salada, mas acho que só alguns, os maiores, vão mesmo florir...

e estes crocosmania são os últimos apressados que tenho para mostrar [e mais tarde recordar]. no último verão só 5 ou 6 deram flor, mas este ano parecem estar cheios de força e novos rebentos. gosto muito destes, são vermelho-fogo e dão dezenas de pequeninas flores perenes para quem não conhece. os crocosmania [e os lírios] foram os meus primeiros bolbos, e parece que estão para ficar... felizmente!





No comments: