Saturday, April 18, 2009

uma tarde na praia - afternoon at the beach




no fim-de-semana passado fomos passear até à praia da vieira. um passeio curto de apenas 10km, mas ainda assim um passeio não é?
o dia estava algo invernoso, apesar das fotografias sugerirem o contrário, e o vento soprava gélido e intenso...
no lado-de-lá, palco de outras noites noutros tempos, os tempos em que ainda existia o bar com o mesmo nome, encontrámos grandes mudanças, com estes caminhos a serpentear por entre as dunas: não era só um?!
o bar, esse, há muito que não passa de uma miragem, um eco dum passado já muito distante...


já na praia, ainda com os detritos típicos do inverno, o ambiente era austero e o mar mostrava a força das marés-vivas. este lado sempre foi muito perigoso para ir a banhos, com grandes fundões e canas-de-água fortíssimas mas estas últimas felizmente bem visíveis!
os únicos que cirandavam por aqui eram uma meia-dúzia de pescadores corajosos...


assim lá fomos caminhando para norte, mas com o frio a atacar nas nossas pobres orelhas lá acabamos por voltar para trás pelo mesmo caminho, apenas uns metros ao lado do nosso rasto de pegadas. com tanto vento e tão poucas pessoas foi como esquiar pela neve virgem das pistas acabadas de abrir ;P


como o photoshop faz milagres, dei-me ao luxo de tentar iludir os visitantes com um assombroso céu azul de puro verão, mas o mar e os paus não deixam margem para dúvidas, pelo menos para os que frequentam estas paragens!


já era hora de vir embora, apenas algum tempo para tirar mais umas fotos das dunas e dos apetrechos para as segurar no seu lugar. parece incrível que estas rudimentares sebes possam cumprir essa função, e para mais assim isoladas e descuidadas, mas é assim portugal...
se funcionam ou não, não faço ideia, mas pelo menos ficam bem nas fotografias, não acham?

Posted by Picasa

3 comments:

Fran said...

Hermosas fotos ... El contraste de colores entre el azul del cielo y la arena de las dunas, fantástico !!!

Saludos.

buedamau said...

a nossa praia é mesmo assim, as fotografias dificilmente fazem juz aos contrastes e beleza selvagem desta zona, mas obrigado pelo comment à mesma!

ღ SOL ღ said...

Belissima fotos! Fotografa muito bem, captando detalhes interessantes, Parabens