Monday, January 26, 2009

botões de orquídeas

3 das nossas orquídeas estão a desenvolver botões de flores neste momento. as outras parecem mais interessadas em produzir rebentos. à primeira vista tudo sinais de boa adaptação à varanda [e à casa]!

destas o cymbidium é a que está mais próxima de abrir, já com os botões quase a apresentar o amarelo vivo que exibiam quando aqui chegaram no ano passado. passou o ano todo na rua, já perfeitamente adaptada e talvez por isso seja a mais precoce das 3. mas já tenho visto vários por essa cidade em plena floração...

o dendrobium nobile já está bem mais avançado do que na fotografia, e já dá bem para ver que vai florir com 4 ou 5 flores em cada haste. acho que gosta mesmo daquele cantinho pois quando aqui chegou tinha, com muito boa vontade, 3 flores em cada no máximo. devem ser das orquídeas mais fáceis de manter felizes, pelo menos é o que me diz a minha pouca experiência: estas acho que nem viram fertilizantes, ou se viram foi o das outras flores de jardim...

já a phalaenopsis demorou bastante: cheguei a dá-la como quase perdida quando ficou flácida de repente. foi a primeira que adquiri e deixei ficar a haste de acordo com as instruções. deu-se bem durante uns tempos com novas folhas e raízes, mas depois parou e foi ficando mais magra. como não tinha sinais de doença deixei ficar a haste, mas com receio de a debilitar demasiado. já nem me lembrava bem dela quando encontrei este rebento que me encheu de alegria. bem sei que é pequeno e insignificante mas tem um significado especial para mim...

No comments: